Tudo começou em 1961 quando Vera Simões (Tia Vera) visitou a comunidade da Rocinha pela primeira vez, a fim de prestar assistência a uma jovem que atravessava um momento dificil. A partir daquele dia, os sábados de Tia Vera ganharam um compromisso fixo: visitar a Comunidade da Rocinha, levando consigo, além de recursos materiais o carinho e amor ao próximo.
Mais de 50 anos se passaram e a casa que nasceu a partir de um gesto de amor ao próximo hoje é uma sociedade civil sem fins lucrativos que conta com a ajuda de voluntários em quatro grandes frentes de trabalho, em prol do aperfeiçoamento moral e da caridade.
A Casa Espírita Cristã Maria de Nazaré, literalmente construída sobre a rocha, tem mais de 2.000m² onde recebemos e acolhemos cerca de 450 famílias da Comunidade da Rocinha, desenvolvendo trabalhos de assistência social, atendimento fraterno, cesta básica (matula), ajuda financeira, reparo e reconstrução de casas em áreas de risco, ambulatório médico, odontológico e terapêutico, farmácia, curso para gestantes e doações de enxoval, berçário, creche, estudo dirigido (apoio à escola), oficinas de trabalhos manuais, bazar popular e evangelização. Outras duas Casas complementam nosso trabalho. A Casa Irmão José, carinhosamente chamada de Casa do Idoso e a Oficina do Sucesso, espaço voltado para atividades esportivas, recreativas e culturais para jovens e crianças.
Em 2016, O projeto Olhar de Maria foi criado pela Dra Nathalia Raupp, com intuito de fazer atendimentos oftalmológicos voluntários e gratuitos na Casa Maria de Nazaré, na comunidade da Rocinha, no Rio de janeiro.
Ate hoje já fizemos mais de 400 atendimentos! Os atendimentos acontecem aos sábados pela manhã.
Além de oftalmologia, a casa também conta com ambulatório de outras especialidades como cardiologistas, ortopedista, clínico geral e pediatria.